Vila Bela – a primeira capital de Mato Grosso

Vila Bela da Santíssima Trindade foi a primeira capital de Mato Grosso, ainda no período colonial, isto, por si só, já representa importante fator de visitação ao lugar. Em Vila Bela a natureza é pródiga, pois essa região é caracterizada por apresentar uma espécie de ecótono florestal de Mato Grosso, possuindo amostras de mata amazônica, cerrado e pantanal. Ou seja, os três ecossistemas que o Estado possui em um só município.
Foi a partir da descoberta da região de Vila Bela que os irmãos bandeirantes Paes de Barros, após palmilharem campos e cerrados, se depararam com a exuberante mata do Guaporé, cujo contraste com a paisagem anteriormente observada sugeriu o termo Mato Grosso, que ficou perpetuado.
Vila Bela foi criada com pretensões régias de guarnecer a zona fronteiriça, sendo tradicionalmente habitada por famílias de origem africana, que muito se orgulham de suas raízes cultivando suas tradições e cultura através de séculos. Prova disso são as festas populares como a de São Benedito, onde durante sua celebração são exibidas as danças do Congo e do Chorado.

Quem visita hoje a cidade se depara com as ruínas na Igreja Matriz, cuja obra foi iniciada em 1793. Situada na praça central da cidade, as ruínas chamam a atenção pela imponência, apesar dos mais de 200 anos de existência. As paredes de adobe possuem mais de um metro de largura e seis de altura. Protegido da ação do tempo desde 2006, o patrimônio é a maior atração turística de Vila Bela.

 Mas além das ruínas, o município tem muito a oferecer como a beleza do Rio Guaporé. Em meio a vegetação exuberante o rio corre lento, com seus aguapés. Com sorte, o visitante pode até avistar um boto cor-de-rosa. Há ainda o Parque Estadual da Serra de Ricardo Franco, com suas incontáveis cachoeiras, entre elas a Jatobá – conhecida como a maior de Mato Grosso, com 218 m.


Como chegar: ir de Cuiabá até Cáceres pela BR 070, de Cáceres até Pontes e Lacerda pela BR 174 (Cáceres - Porto Velho) e até Vila Bela por rodovia estadual.